Como fazer mindful eating

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Na semana passada, eu falei aqui um pouco sobre o mindful eating e como a técnica – o pouco que sei dela – está ajudando a tornar minha alimentação mais consciente e saudável. Abaixo vão algumas técnicas para começar a aplicar a atenção plena na sua alimentação. Elas foram passadas para mim pelo pesquisador Marcelo Csermak, professor de mindfulness.

1. Mude a sua rotina alimentar
Muitas pessoas comem a mesma coisa dia após dia. Saia do automático e mude seus hábitos, varie os alimentos, experimente algo novo.

2. Não esqueça do sensorial
Leve todos os seus sentidos para as refeições. Repare na textura, cor, temperatura, aroma e sabor dos alimentos, mastigue mais que o de costume. Tenha prazer na sua refeição. Experimente cada mordida do início ao fim.

3. Evite distrações
Quem nunca comeu olhando o celular, o tablet, a TV, ou até mesmo trabalhando? Evite fazer várias coisas enquanto come. Quando você comer, apenas coma!

4. Faça um checkup do seu nível de atenção e consciência.
Antes de comer, analise: como está sua fome em uma escala de 1 a 10? Devo comer agora? Devo mesmo comer este alimento, ou estou cedendo a um simples desejo sensorial? Conferir seu nível de fome é importante. Essas perguntas ajudam a criar consciência a respeito das suas decisões alimentares. Tenha, também, consciência de quando a fome acabou e, portanto, é hora de parar de comer.

5. Fique de boa
Observe seus pensamentos e emoções durante as refeições. Pensamentos negativos liberam substâncias que prejudicam a digestão e não trazem benefícios. Crie uma atmosfera tranquila, sem discussões ou conflitos.

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